29 de Janeiro: Vamos falar da Hanseníase

 em Sem categoria

Desde o ano de 2009, quando foi instituído oficialmente, o “Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase” é comemorado no último domingo do mês de janeiro. Trata-se de um dia especialmente dedicado à reflexão sobre a hanseníase e seus doentes que, em 2014, somaram mais de 24 mil novos casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

No mundo todo são mais de 200 mil casos e o Brasil é o segundo país com maior incidência da doença, descoberta em 1873 pelo cientista Hansen.
O preconceito ainda é um dos maiores problemas enfrentados por seus pacientes, e precisa ser combatido por todos nós.

Hanseníase
A hanseníase é uma infecção causada pelo Bacilo de Hansen. A doença, que no passado era chamada de Lepra, apresenta como sinais e sintomas mais frequentes manchas claras em qualquer área da pele, com adormecimento. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros). “Iniciando rapidamente o tratamento, que é feito com o uso de medicamentos, é possível evitar quaisquer sequelas graves, como úlceras e deformidades”, afirma a doutora Christiana Blattner.

Apesar do bacilo causador da doença infectar um grande número de pessoas, a maioria consegue se defender naturalmente e poucas adoecem realmente. “Assim que a pessoa doente inicia o tratamento, ela deixa de transmitir o bacilo”, esclarece a médica.