8 de julho – Dia Mundial da Alergia
O que chamamos de alergia, na verdade, é uma reação exagerada do organismo, seja a algum alimento, agente poluente, cremes, remédios, ácaros, entre muitos outros fatores.
O dia 08 de julho é uma data escolhida pela OMS para alertar e disseminar informações sobre as manifestações alérgicas. Elas podem ocorrer no aparelho respiratório, aparelho digestivo, mas a PELE é um dos órgãos mais afetados.
A dermatite atópica é um tipo comum de alergia cutânea, mas incomoda muitos seus portadores. É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Costuma aparecer nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos. Clima frio, muito seco e o contato com produtos químicos, tecidos sintéticos e lã podem ser ‘gatilhos’ que pioram o problema.
A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele em consequência da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Pode ser irritativa, no primeiro contato com o agente causador, ou alérgica, após repetidas exposições a um produto ou substância.
O diagnóstico da alergia na pele é feito pelo dermatologista por meio de um teste específico, que consiste em aplicar diferentes substâncias alergênicas sobre a pele, para identificar o agente responsável por causar o problema.